quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Relato Xterra Búzios


Minha desregrada rotina ultimamente tem tornado os treinos habituais impraticáveis. A etapa de Búzios seria então o laboratório de treino da transição da água para corrida.

Depois de duas etapas do Xterra nadando sem roupa (opa! Entenda se sem neoprene) chegara a hora de me render à necessidade e não ser a última a sair da água.

Levei minha bike no carro e mau transporte fez com que perdesse a vedação da saída de óleo do freio traseiro, claro que eu só vi isso poucos minutos antes de largar.

“O circuito de bike é técnico?” _ tratei de me informar para averiguar as chances de sobrevivência.

Na largada já fui pesquisando qual era a melhor estratégia para tirar a roupa rápido. Essa vai para você corredor de aventura que nunca nadou e nem sequer sabe entrar num wetsuit a receita do sucesso: “Condicionador de cabelo.” Aprendi isso antes da largada com duas almas boas que além de me explicarem o segredo ainda me emprestaram o bom e velho Neutrox.



O mar estava muito batido com ondas grandes. Felizmente teríamos que nadar apenas 1 k, contornar uma pequena ilha e voltar para praia. A bunitona aqui achando que dessa vez com roupa tudo estaria resolvido. De fato nadar com neoprene é muito mais fácil porque além de menos atrito o corpo boia mais, mas nada disso me impediu de quase ser atropelada pelo caiaque vassoura novamente. (eu já to chamando ele pelo nome!)

A transição foi surpreendentemente rápida, realmente o tal condicionador é um bom truque! Logo estava saindo de bike.

A bicicleta não era técnica e incrivelmente linda. Como o litoral brasileiro impressiona! Percurso cheio de subidas e descidas, no topo dos morrotes das encostas era fácil de me emocionar; água azul turquesa reluzia em meio ao verde da mata atlântica, o céu especialmente azul.

A falta do freio traseiro me fez ser mais precavida nas descidas, normalmente eu estaria torcendo por um circuito técnico, dessa vez eu estava me juntando ao time dos triatletas!

O final da bike foi uma briga acirrada com mais duas mulheres, uma disputa saudável e empolgante. Nós três entramos na área de transição juntas. Pouco antes de chegar para a troca eu já estava visualizando quais seriam os meus movimentos e ordem de execução. Algo importado das corridas de aventura que facilita a eficiência na hora fatídica.

Coloquei o minimus trail zero, e saí para a corrida que começava com um trecho de praia. Estava sem saber como um tênis tão tão leve se comportaria nas trilhas e me surpreendi demais. Extremamente leve, ágil e dobrável aumentando muito a percepção do terreno.

Teve praia, trilhas e asfalto também, o terreno variou muito. O melhor parte foi quando entramos em uma costeira cheia de pedras, nessa hora estava vibrando. No quilometro final fui passada por um furacão; Suyanne (uma das que disputavam o mtb comigo) a energia dela era tanta que nem tinha como ter opnião contrária; infelizmente a frente era toda dela, a quarta colocada da elite.

Correndo sobre as pedras da rua mais famosa de Búzios com 2h 49min cruzei o pórtico de chegada, em primeiro na categoria amadora.


Agradeço aos meus apoiadores: New Balance, Mó fisioterapia, Neaf Pilates, Cofides, e um obrigada especial a Suunto que garantiu minha participação num circuito que até esse ano eu nunca tinha participado. 
Estou encantada com o Xterra; prova rápida, astral maravilhoso, visual incrível e o melhor; no meio do mato!


Daqui um mês tem o mundial no Havaí! Não saiam daí!


Nenhum comentário: